Jardim Amazônia Eco Lodge

Jardim da Amazônia Lodge, desde 1997

Turismo Sustentável

Localizada a 300 km ao norte de Cuiabá, ao sul da Amazônia, este importante corredor ecológico é um grande fragmento de floresta que fica na área de transição ambiental entre o Cerrado e a Amazônia. Por isso, as árvores são significativamente mais baixas, facilitando a observação de espécies do dossel, assim como uma grande variedade de especialidades amazônicas. São mais de 530 espécies de aves, várias delas emblemáticas, como a harpia, considerada a águia mais forte do planeta. Pela incrível história do tiê-bicudo, considerado criticamente ameaçado de extinção pela IUCN e em perigo pela lista nacional de fauna ameaçada, foi encontrado na região da bacia do Alto Juruena em 2006. Esta população parece ser a mais numerosa da espécie.

Jardim da Amazônia Lodge

Ano de abertura: 1997

www.jardimamazonia.com

Field Station Jardim da Amazônia

Field Station Jardim da Amazônia

Raquel Zanchet está envolvida na criação da Estação de Pesquisa Jardim da Amazônia, uma iniciativa liderada pelo Instituto Ecótono em parceria com instituições brasileiras e internacionais, como o Grupo de Ecologia Aplicada de Sinop (GECAS - UFMT), UNEMAT, University of Salford, Sociedade Brasileira de Primatologia e ICMBio. Localizada em São José do Rio Claro (MT), com apoio do Jardim da Amazônia Lodge, a estação foi idealizada em 2022 com o objetivo de estudar e preservar a fauna local, especialmente aves e mamíferos de médio e grande porte, incluindo primatas ameaçados.

O projeto iniciou suas atividades em 2023 com esforços dedicados ao monitoramento de espécies como Parauacus (Pithecia mittermeieri), Macacos-Aranha (Ateles Chamek) e aves raras, a fim de entender seu comportamento e habitat. A pesquisa visa também a promover o turismo sustentável, incentivando a observação de fauna. Além de proteger a biodiversidade, manter a floresta em pé é essencial para a preservação de nascentes que alimentam o rio Arinos, representando uma oportunidade econômica para proprietários locais que preservam áreas florestais.

Zank Hotel

Zank Hotel Boutique - Salvador, Bahia

Retrofit - 2007

"O projeto proposto tenta melhorar a relação dos edifícios com a cidade; a forte presença da natureza e sua inserção na paisagem urbana foram elementos indispensáveis para redefinir uma relação com seu entorno.

O edifício dialoga com seu contexto de forma limpa e clara, em um diálogo rico quando se trata da relação interior/exterior como extensão da paisagem natural."

Arquiteto: Marlem Vilela

Citado no NY Times em 2010, recebeu o Prêmio Casa Claudia na categoria Hotéis em 2011.

Co-fundadora: Raquel Zanchet

Zank Boutique Hotel

Ano de abertura: 2007

Arquitetura minimalista

Número de UHs: 20

Arquiteto: Marlem Vilela

Design de Interiores: Judith Pottecher

Mato Grosso

Mato Grosso

3 Ecossistemas: Pantanal, Amazônia e Cerrado

Por Pantanal Explorer (1999)

Participação na implantação do roteiro "Mato Grosso - 3 Ecossistemas" em 1999, juntamente com André von Thurnoy, da Pantanal Explorer.

"Mato Grosso pode ser considerado um estado privilegiado, pois é o único no Brasil com três ecossistemas a uma distância confortável de sua capital, Cuiabá. Este programa foi projetado para visitantes que desejam ver as planícies alagadas do Pantanal (100 km), a planície do Cerrado (76 km) e a Floresta Amazônica (290 km ou 1.050 km). Um ótimo itinerário para aqueles que desejam estar em contato com a natureza, os amantes das aves e todos os tipos de aventureiros."

André Von-Thurnoy

Pantanal e Amazônia Mato-Grossense

Desde 2003

Parceria da Pantanal Explorer Tour Operator com o Jardim da Amazônia Lodge

Casa de Campo

Casa de Campo - Nobres, MT - Cerrado

Bioconstrução com Phillipe Sancho

A proposta para a edificação existente foi estender a área do quarto com varandas individuais, e utilizamos a terra como recurso para trazer a identidade do campo para a pousada. A terra tem a capacidade de tornar o ambiente mais confortável por suas propriedades que regulam a temperatura e umidade.

Casa de Rocha Hotel de Campo

Ano de abertura: 2021

Bioconstrução

Número de UHs: 9

Design de Interiores: Raquel Zanchet

Engenheiro: Phillipe Sancho