Jardim Amazônia Eco Lodge

Jardim da Amazônia Lodge - Mato Grosso

Turismo Sustentável / 1997 - presente

Localizada a 300 km ao norte de Cuiabá, ao sul da Amazônia, este importante corredor ecológico é um grande fragmento de floresta que fica na área de transição ambiental entre o Cerrado e a Amazônia. Por isso, as árvores são significativamente mais baixas, facilitando a observação de espécies do dossel, assim como uma grande variedade de especialidades amazônicas. São mais de 530 espécies de aves, várias delas emblemáticas, como a harpia, considerada a águia mais forte do planeta. Pela incrível história do tiê-bicudo, considerado criticamente ameaçado de extinção pela IUCN e em perigo pela lista nacional de fauna ameaçada, foi encontrado na região da bacia do Alto Juruena em 2006. Esta população parece ser a mais numerosa da espécie.

Jardim da Amazônia Lodge

1997

www.jardimamazonia.com

Desenvolvimento: Field Station Jardim da Amazônia / 2022

Field Station Jardim da Amazônia

Raquel Zanchet está envolvida na criação da Estação de Pesquisa Jardim da Amazônia, uma iniciativa liderada pelo Instituto Ecótono em parceria com instituições brasileiras e internacionais, como o Grupo de Ecologia Aplicada de Sinop (GECAS - UFMT), UNEMAT, University of Salford, Sociedade Brasileira de Primatologia e ICMBio. Localizada em São José do Rio Claro (MT), com apoio do Jardim da Amazônia Lodge, a estação foi idealizada em 2022 com o objetivo de estudar e preservar a fauna local, especialmente aves e mamíferos de médio e grande porte, incluindo primatas ameaçados.

O projeto iniciou suas atividades em 2023 com esforços dedicados ao monitoramento de espécies como Parauacus (Pithecia mittermeieri), Macacos-Aranha (Ateles Chamek) e aves raras, a fim de entender seu comportamento e habitat. A pesquisa visa também a promover o turismo sustentável, incentivando a observação de fauna. Além de proteger a biodiversidade, manter a floresta em pé é essencial para a preservação de nascentes que alimentam o rio Arinos, representando uma oportunidade econômica para proprietários locais que preservam áreas florestais.

Zank Hotel

Zank Hotel Boutique - Salvador, Bahia

Retrofit / 2007 - 2015

O Zank Hotel Boutique é um empreendimento localizado no bairro Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Inaugurado em 2008 com a proposta de oferecer uma experiência exclusiva, o projeto une arquitetura histórica e design contemporâneo.

O hotel ocupa um casarão restaurado do início do século XX e conta com poucos quartos, prezando por um atendimento personalizado. Desde sua abertura, o Zank se destaca pelo seu conceito sofisticado, com decoração refinada e uma forte identidade brasileira, além de oferecer serviços diferenciados, como café da manhã preparado na hora e uma experiência intimista voltada para hóspedes exigentes.

"O projeto proposto tenta melhorar a relação dos edifícios com a cidade; a forte presença da natureza e sua inserção na paisagem urbana foram elementos indispensáveis para redefinir uma relação com seu entorno.

O edifício dialoga com seu contexto de forma limpa e clara, em um diálogo rico quando se trata da relação interior/exterior como extensão da paisagem natural."

Arquiteto: Marlem Vilela

CLIPPING

Outros projetos importantes marcaram minha trajetória em conservação, como o Zank Hotel em Salvador, que destaca a brasilidade e a preservação do patrimônio histórico.

"Este projeto foi citado no New York Times em 2010 e recebeu o Prêmio Design de Interiores na categoria Hotéis pela revista Casa Claudia em 2011."

Co-fundadora

Zank Boutique Hotel

2007

Arquitetura minimalista

20 Unidades Habitacionais

Marlem Vilela

Judith Pottecher

Menções Honrosas

3 Ecossistemas: Pantanal, Amazônia e Cerrado

Participação na implantação do roteiro "Mato Grosso - 3 Ecossistemas" em 1999, em colaboração com André von Thurnoy da Pantanal Explorer. Um programa pioneiro que conecta os três principais biomas do estado: as planícies alagadas do Pantanal, a planície do Cerrado e a majestosa Floresta Amazônica.

Casa de Campo - Nobres, MT

Projeto de bioconstrução em parceria com Phillipe Sancho, utilizando técnicas sustentáveis e materiais locais. A proposta incluiu a extensão de quartos com varandas individuais, incorporando a terra como elemento principal para manter a identidade do campo e proporcionar conforto térmico natural.